Auxílio emergencial, fraudes e transparência

Íntegra da Coluna Erivaldo Carvalho, no jornal O Otimista desta segunda, 15/6:

Postos da Caixa Econômica  registraram aglomerações / Agência Brasil

Já seria vexatória a informação de que 18% dos brasileiros elegíveis para o auxílio emergencial da pandemia – cerca de 10,9 milhões de pessoas (dados do Ipea) -, estavam invisíveis aos olhos do Governo Federal. Veio a tentativa de inclusão e, com isso, o sofrimento para quem precisou fazer o cadastro. Agora, órgãos de controle e fiscalização identificaram mais de 24 mil servidores públicos no Ceará que receberam, indevidamente, o voucher Covid-19. É o triste enredo de um Estado brasileiro caolho e manco, em que parte da população usa esses defeitos para se dar bem.

Os cadastros fraudulentos se alastraram entre funcionários estaduais e municipais. Por óbvio, todos os que receberam a ajuda de forma irregular terão de devolver o dinheiro. A melhor notícia, porém, foi o método utilizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para chegarem ao resultado: o cruzamento de dados. Importada do Estado do Paraná, a tecnologia tem potencial para causar pequenas revoluções no trato da coisa pública, para gerar muito mais transparência, em situações e escalas diferentes.

Bolsonaro no Ceará

Provavelmente no próximo dia 20, o presidente Jair Bolsonaro estará no Ceará. Em visita oficial, ele vem inaugurar obras da transposição das águas do rio São Francisco. O objetivo é acompanhar o desvio do Velho Chico, de Salgueiro (PE) a Jati. Entre paralisações, retomadas e reformulação do projeto, a transposição está passando por quatro presidentes da República – Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro – e um presidenciável, Ciro Gomes, que deu sua efetiva contribuição quando esteve à frente do Ministério da Integração Nacional.

Convenções virtuais

Vêm aí as convenções partidárias virtuais. A novidade, provocada pela covid-19, acontecerá entre 20 de julho e 5 de agosto. Aprovado pelo TSE, o “novo normal” da política substituirá o intenso barulho e calor humano de reuniões partidárias, de outrora, pela frieza das telas, teclados de votação e outros aparatos tecnológicos. O restante do calendário e as datas do 1º e 2º turno dependerão da extensão da pandemia.

Mais força às redes

Estudos de diversos tipos e alcances apontam que a pandemia do novo coronavírus, ao empurrar a sociedade para dentro de casa, comprimiu em poucos meses o que, normalmente, o mundo levaria cinco anos para vivenciar. Home office, delivery e lives, para citar somente exemplos relacionados a trabalho, alimentação e entretenimento, que o digam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *