Notas sobre eleição para deputado

Além da renovação, há parlamentares veteranos querendo voltar / Montagem sobre Divulgação

Renovação e retornos
A disputa para deputado estadual e federal neste já animado 2022 será uma das mais difíceis dos últimos tempos. Conforme mostrou a reportagem especial deste final de semana do O Otimista, assinada por Lara Veras, o fim das coligações e o histórico de altos índices de renovação dos parlamentos serão somente alguns dos obstáculos da corrida. Para agitar um pouco mais, na conta entra ainda a tentativa de retorno de ex-parlamentares. Experientes, por assim dizer, sabem o caminho das pedras, onde as vacas dormem e em que galhos as andorinhas fazem o ninho. Entre eles, há ex-prefeitos municipais, de planejamento finalizado e já começando a correr todo o Ceará.

Para abraçar as causas
Representações parlamentares distritais é um debate em aberto no Brasil. Mas bem que poderia avançar. No Ceará, por exemplo, há muito desperdício de votos em candidatos a deputado que só aparecem na campanha eleitoral. Enquanto isso, setores e pautas que poderiam mudar a face do Estado seguem órfãos, por falta de representantes que abracem a causa.

A Ibiapaba sub-representada
A região da Ibiapaba, na Zona Norte do Estado, é sub-representada na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, em Brasília. A gigantesca área poderia ser um oásis do agronegócio e um dos maiores polos turísticos do Ceará. Não é nem um nem outro. Assim como outros quadrantes e setores do Estado, porque está sem voz nos parlamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *