Quem controlará o União Brasil no Ceará?

Sede do Governo do Ceará, principal objeto de disputa no ano que vem/Ascom

A pergunta acima está entre as três mais importantes da disputa eleitoral que se aproxima. Em outras palavras, é uma das variáveis que ajudarão a definir o próximo governador do Ceará. As demais, em ordem de importância, são: 1) o PT-CE segue com o PDT-CE ou vai tentar carreira solo? 2) o governador Camilo Santana (PT) vai até o fim do mandato ou sairá em abril, para concorrer ao Senado? Vistas, isoladamente, parecem somente indagações. Não são. Havendo cisão PT-PDT, o cenário muda radicalmente, assim como será alterado, profundamente, caso Camilo permaneça no cargo. Os rumos do União Brasil completa a trinca de incógnitas.


O xadrez não
para por aí. Como são decisões intimamente interligadas, a resposta a uma das perguntas impacta, diretamente, nas demais. Por exemplo: com o PT fora da coligação, a margem de manobra governista diminuiria, o que pressionaria para uma eventual permanência no cargo do bem avaliado governador. Outra: a definição sobre o União Brasil – que se ficar com a oposição já nascerá forte no Ceará -, pode valorizar ainda mais o passe do PT no palanque governista. Tanto é assim que o melhor dos mundos para a base governista, atualmente, é segurar o PT e garantir o União Brasil no controle de um aliado. Nesse cenário, Camilo é candidatíssimo ao Senado.

No páreo, Chiquinho pode ficar com sigla
A oposição já esteve mais animada em relação ao União Brasil. No início, o presidente do PSL, deputado federal Heitor Freire, prometera o controle da sigla ao pré-candidato a governador Capitão Wagner, hoje no Pros. Não vai ser fácil. O presidente do DEM no Ceará, o ex-deputado e novamente pré-candidato à Câmara dos Deputados, Chiquinho Feitosa, faz expediente, em Brasília, para presidir o UB no Estado. O movimento ganhou força nos últimos dias, com o anúncio de que o também empresário assumirá o mandato de senador, com a licença de Tasso Jereissati.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *