O fator Izolda na balaio pedetista

Na titularidade do cargo, a pedetista seria candidata natural à reeleição / Divulgação

Mantidas as cotações do dia, quem será o candidato do PDT ao governo do Estado? Estão no grid – com pouco ruído sobre essa sequência decrescente -, a governadora Izolda Cela, o ex-prefeito Roberto Cláudio e os deputados Evandro Leitão e Mauro Filho. O que habilita cada um deles? Seguinte: por óbvio, a atual chefe do Executivo, não somente está credenciada, como parte na frente. Legalmente, é candidata à reeleição, o que lhe concede uma espécie de primazia, com vantagem competitiva incomparável em relação aos demais. Vejamos:

Sentada na cadeira mais poderosa do Estado, com a caneta na mão, o Diário Oficial de um lado e uma engrenagem bilionária do outro, a governadora lidera, diariamente, uma intensa agenda político-administrativa. Até por dever de ofício e atribuições constitucionais, Izolda é a autoridade máxima, dentro e fora do Palácio da Abolição. São dezenas de decisões, despachos, encontros e encaminhamentos. É um ambiente absolutamente propício à construção de candidaturas, que em anos pares ganha contornos e relevância especiais.

Em circunstâncias típicas, a psicóloga e ex-secretária estadual da Educação já estaria vestindo tal figurino. É isso o que está acontecendo nos outros cinco estados – São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí, Maranhão e Alagoas -, onde os vice assumiram o governo. Todo mundo faz assim. Mas o Ceará não é todo mundo. Onde o Atlântico faz a curva, há muito mais nesse balaio pedetista do que supõem as vãs réguas e balanças da política. Né não?

O gestor Roberto Cláudio
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi aprovado com méritos, durante seus bons e produtivos oito anos à frente da Prefeitura de Fortaleza. Foram muitos os avanços – concretos e simbólicos. Ao longo da gestão de “RC” – como era mais conhecido à época, imprimiu o melhor estilo gestor cosmopolita. Para ficar na síntese, foi, localmente, tocador de obras na Cidade. Para além dos limites do Município, projetou a metrópole em cenários, perspectivas e debates internacionais. Essa é a prancha na qual o reconhecido gestor pretende surfar, para ser ungido no grupo, no qual tem ascendência. Tribuno, bom de debate e com traquejo político, o ex-prefeito tem potencial como candidato ao governo do Estado. Por óbvio, Izolda, em mandato, tem mais presença institucional e capilaridade política. A grande diferença é que Izolda ainda precisa firmar-se como uma grande gestora – algo que RC já provou que é.

A trilha de Leo Couto
Fortaleza é uma cidade turística, que se projeta para o mundo. Mas deve ser vista de forma ampla. A gestão pública tem o dever de levar desenvolvimento inclusivo para toda a Cidade, com mais espaços públicos para beneficiar a população, com mais lazer, saúde e segurança. É isso o que acontece na Capital, como destaca o vereador Leo Couto, líder do PSB na Câmara Municipal. Exemplo? O Parque Ecológico do Passaré, inaugurado na semana passada pelo prefeito José Sarto (PDT).

Só pensam naquilo
A prioridade da grande maioria dos partidos políticos, neste 2022 endinheirado, é a formação de potentes bancadas de deputados federais. Obviamente, para animar os espaços de diálogo do presidencialismo de coalizão com próximo governo – independentemente de quem seja o presidente. É isso mesmo, centrão e seus tentáculos no Ceará?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *