Caso Trump vai impactar bolsonarismo?

Brasileiro era admirador de americano / Alan Santos/PR

A pergunta acima foi para o trends tupiniquim, enquanto o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), entrava para a história como o primeiro inquilino da Casa Branca a ser fichado, agora como réu, por uma acusação criminal.

Foi inevitável e direta a relação com o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), também na mira da Justiça. Isso, independentemente dos tipos e méritos da denúncia, perfis dos supostos crimes, ritos e estágios dos processos lá e cá.

O Trump tropical há muito tempo tenta se desvencilhar da pecha de seguidor do personagem principal – embora tenha na biografia muito do mesmo modus operandi. Indústria de fake news, ataques às instituições e questionamento de resultados eleitorais estão na lista.

Nesta terça-feira, Trump tentou transformar o limão da denúncia em uma limonada eleitoral. Pré-candidato à sucessão de Joe Biden (Democratas), o ex-mandatário liderou uma forte campanha de arrecadação.

Este ponto nos devolve à pergunta-título. Respondendo: o caso Trump já influencia o bolsonarismo. Entre apoiadores do ex-mandatário brasileiro, é vigorosa a percepção de que condená-lo pode gerar efeito contrário a quem quer tirá-lo da corrida de 2026.

Com Trumpgate, peripécias de Nixon viram fichinhas

O republicano Richard Nixon / Reprodução de internet

Corria a primeira metade da década dos anos 1970, quando o mundo assistiu à renúncia do republicano Richard Nixon. O então presidente americano, reeleito, foi alvo de uma denúncia de obstrução da Justiça, dentro do célebre caso de espionagem política – o Watergate. Foi grave à época – e ainda seria. Mas nada comparável aos crimes pelos quais Donald Trump responde – que vão de dezenas de fraudes comerciais e empresariais a suborno de atriz pornô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *