O tamanho do desafio de Lula

Presidente liberou verbas bilionárias / Ricardo Stuckert/Divulgação

O governo do presidente Lula está com um desafio político gigantesco pela frente: consolidar sua base no Congresso Nacional.

As causas parecem estar para além da polarização. Fragmentados acima da média histórica, pequenos e médios grupos espalhados pela Câmara dos Deputados são muito mais difíceis de arregimentar.

Tanto que nem a liderança do presidente da Casa, Artur Lira (PP-AL), e a liberação bilionária de emendas conseguiram evitar o vexame da derrota do Planalto no Marco do Saneamento.

Escolhas
Governar é tomar decisões. Não, necessariamente, sobre projetos e prioridades da gestão. Às vezes, o fundamental é saber que polêmicas enfrentar.

No caso do presidente Lula, está recorrente o despautério do petista. Na lista já constam Banco Central, guerra da Ucrânia, Embratel e, mais recentemente, o agronegócio.

Anderson Torres
A liberdade vigiada – está usando tornozeleira – de Anderson Torres não é o fim do pesadelo do ex-núcleo duro em torno de Jair Bolsonaro (PL).

A defesa do ex-ministro da Justiça jura de pés juntos e mãos postas que não haverá delação. Esse filme é conhecido. Se houver, surpreenderá ninguém. Quatro meses de cana dão bons conselhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *