De que República do Brasil estamos falando?

Para alguns, houve golpe de Estado político-militar / Proclamação da República (1893)/Benedito Calixto

Neste 15 de Novembro de 2023, quando se chega aos 134 anos da Proclamação da República, é justo passarmos à vista a nação construída até aqui.

Começando pelo básico: o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Um terço da população, porém, passa fome ou sobrevive de assistência oficial.

O País é um notável consumidor de produtos com valor agregado. No entanto, importamos quase tudo. Aos olhos das grandes corporações globais, somos um gigantesco galpão de montagem.

A Língua Portuguesa está em quatro continentes. É uma das mais faladas; detemos o maior estoque de biodiversidade do planeta. Gabam-se de sermos inteligentes e criativos. A pergunta: quando virá o primeiro Nobel?

O brasileiro é um dos povos mais diversos que existem. Também somos um dos que mais discriminam, agridem e matam pessoas e direitos – pelo simples fato de serem diferentes.

Somos uma das maiores democracias do mundo. Mas temos fama de corruptos. Dos últimos seis presidentes, a maioria foi presa, perdeu o mandato ou está inelegível.

A propósito de poder, está em revisão o conceito de “proclamação”. Muitos dizem que se tratou de golpe de Estado político-militar. Pois é. Na República do Brasil, até o passado é incerto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *